Retorno de Paulão devolve ao Inter segurança defensiva no melhor período da Era Argel

Paulão

FOTO: RICARDO DUARTE/INTERNACIONAL

Paulão está de volta. Por mais que Argel faça questão do mistério para o clássico, é impossível imaginar que seu capitão, líder em campo e um dos expoentes da melhor fase do Inter neste Brasileirão não esteja em campo. Paulão recuperou-se de um estiramento na panturrilha direita, treino normalmente na última sexta (1) e tem tudo para voltar a fazer a dupla de zaga com Ernando.

Ferrareis e Paulão treinaram. Aumentam nossa qualidade. Não mudaremos nossa forma de jogar. Será um jogo equilibrado, estratégico. É um jogo diferente. Há 50% para cada lado – resumiu o técnico Argel.

A importância de Paulão se traduz em pequenos – mas contundentes – detalhes. As boas atuações do zagueiro fizeram com que o presidente Vitório Piffero mudasse sua forma de pensar em termos de grupo, renovações ou reforços. A gestão de Piffero tem sido clara que prioriza atletas jovens, em ascensão ou aqueles que estão no ápice da carreira em relação à idade. Paulão tem 30 anos e, se cumprir seu contrato até o final, permanecerá no Beira-Rio por mais três anos. Com o novo vínculo, o capitão terá contrato até 2019. O antigo era vigente até 2017.

Com Paulão em campo – o zagueiro não atua desde a derrota por 3 a 2 para o Figueirense, no dia 19 de junho –, o Inter não tomou gols em cinco oportunidades. Foram quatro vitórias (Sport, Santos, Atlético-PR e Atlético-MG) e um empate (Chapecoense). Nas outras três partidas, foram cinco gols sofridos pelo Inter – o mesmo que ocorreu nas três partidas em sequência que o Inter sofreu desde a saída do camisa 25 deixou a equipe. A média de gols sofridos aumentou de 0,5 para 1,6.

Outro dado importante: segundo o site Footstats, Paulão é o segundo jogador que menos passes erra no time de Argel. Também está entre os 10 com mais desarmes certos, um dos que menos faltas comete e o quinto que mais dribla. Contudo, os quatro cartões amarelos recebidos prejudicaram sua sequência, cumprindo suspensão diante do América-MG.

Um esboço de Inter para o Gre-Nal, neste domingo, às 11h, no Beira-Rio: Muriel; William, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, Fabinho (Fernando Bob), Anderson e Seijas; Eduardo Sasha e Vitinho. O Inter está em quarto no Brasileirão com 20 pontos, um a menos do que o Grêmio, terceiro colocado.

Comentários

Comentários